De Educador para Empreendedor

by

Ações empresariais com impacto na educação

Este post foi escrito por Maggie Croushore, fundadora da KidFit Academy e organizadora do SWEDU San Francisco , Novembro de 2013.Traduzimos e adaptamos o texto para um melhor entendimento.

Uma experiência de mudança de vida

Maggie“Logo no início de nossas conversas de planejamento, eu e os demais organizadores sabíamos da importância em fazer um evento especial para os professores que tivesse à nossa cara, ou seja, o Startup Weekend Education”.

Três dos cinco organizadores eram ex-professores, portanto fez todo sentido realizar um evento especificamente para educadores, reunindo-os num fim de semana.

Maggie“Eu me lembro quando eu participei do meu primeiro SWEDU como professor no ano passado (2012). Eu estava incrivelmente nervosa, eu nunca antes tinha sido exposta ao empreendedorismo e não tinha idéia do que esperar. No entanto, enquanto eu dirigia para o evento, tive a coragem de sair da minha zona de conforto e numa sala cheia de estranhos lancei uma idéia (pitch de um minuto) que havia ruminando na minha mente há algum tempo”.

Com esta experiência a Maggie criou a KidFit Academy.

Maggie“Posso dizer honestamente que o SWEDU mudou a minha carreira. Eu não estaria onde estou hoje sem este momento. E assim, meus companheiros de organização e eu queremos ter certeza de que outros professores terão a mesma oportunidade; desempenhar um papel de liderança na criação de grandes soluções para seus problemas em sala de aula. Desde o início, queríamos mais que recrutar alguns professores incríveis para o evento, mas também queríamos conectar professores com o setor de tecnologia da educação, crescente de uma forma real e significativa. Depois de algumas conversas, decidimos os seguintes objetivos gerais para o Startup Weekend EDU”:

  1. Conectar educadores aos conceitos e habilidades necessárias para o Startup Weekend;
  2. Começar a cultivar uma comunidade de educadores empreendedores;
  3. Capacitar educadores para utilizar habilidade empreendedoras para resolver problemas inerentes à educação;
  4. Proporcionar um espaço de aprendizagem seguro e com apoio para os educadores refletirem e praticarem a inicialização de novas ideias de negócio.

Um grande sucesso!

Maggie“Através do evento, fomos capazes de realizar vários de nossos principais objetivos. Em primeiro lugar, nós fomos capazes de recrutar alguns professores incríveis para o nosso evento. Depois de participarem de algumas oficinas e dinâmicas, esses professores estavam ainda mais preparados para uma experiência incrível no SWEDU. Além disso, ao expor os professores ao poder de sua voz no movimento de inovação da educação, nós fomos capazes de abrir o diálogo para conversas futuras reunindo startups de educação e professores”.

É importante comunicar aos professores que o SWEDU não é apenas para aqueles que pensam em aderir ou fundar uma startup. Os professores não têm de deixar o ambiente de uma escola, a fim de criar algo com impacto no mundo da EdTech.

Maggie“Eu sei que, como professora, eu estava intimidada por este tipo de evento, no entanto, durante todo o fim de semana, logo percebi que eu não só tinha muito a acrescentar à conversa, mas eu também era um trunfo para a minha equipe.Somente nós professores temos a experiência de ver problemas que estão à nossa frente, temos uma base diária, e a nossa experiência é um valor agregado a qualquer pessoa interessada em resolver um desses problemas. No final da dinâmica inicial, foi inspirador ver alguns participantes partilharem seus problemas e as soluções propostas. Imaginem! Se eles podem ter essas grandes idéias em menos de uma hora, o que poderia acontecer ao longo de um fim de semana de 54 horas?”.

Replicando o modelo

Maggie“Depois de um tempo, alguns de nós na cena startup, esquecemos que nem todo mundo fala a linguagem do empreendedorismo e que ela pode ser extremamente intimidante. Ter um evento centrado nos professores mostra a estes como são importantes na preparação de startups durante o fim de semana.Ouvimos de educadores que eles se tornariam empreendedores por participarem do Startup Weekend e por saírem do evento com uma melhor compreensão do empreendedorismo”.

Recomendamos que os próximos organizadores de Startup Weekend Education implementem ações preliminares ao evento. Os professores devem estar cientes do que se trata de inovação tecnologia na educação e startups. Educadores têm a capacidade de ver coisas que outros não podem.

Os professores são uma parte essencial no quebra-cabeça do Startup Weekend EDU, e o melhor é você prepará-los para o fim de semana; mais capacitados poderão contribuir com sua experiência e no desenvolvimento de soluções para alguns dos maiores problemas da educação com seu conjunto de habilidades.

Se você é educador, temos dois Startups Weekend Education confirmados para 2014 no Brasil:

  1. Startup Weekend EDU São Paulo, dias 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro;
  2. Startup Weekend EDU Recife, dias 11, 12 e 13 de Abril.

Estaremos trazendo mais experiências como a da Maggie que o propósito do evento seja melhor compreendido.